Oportunidade unica!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Faço minhas as sabias palavras do querido Professor Alcimar.

ALEGRIA CONTIDA


A divulgação dos aprovados nos vestibulares da UFRN e de universidades paraibanas encheu de alegria alguns jardinenses. Não é para menos. Concluir um curso superior ainda é o melhor caminho para o sucesso pessoal e profissional. Cursar uma faculdade, mesmo com todas as facilidades modernas, é um sonho perseguido por estudantes e familiares. Só quem já passou no vestibular conhece a sensação do dever cumprido, da recompensa por anos e anos de estudo, sacrifícios e dedicação.

Contudo, sem querer jogar água no chope dos aprovados, considero o resultado deste ano preocupante. Pelo tamanho e pelo nível socioeconômico de sua população, Jardim de Piranhas não pode se contentar com um número tão pequeno de “feras”. O município tem potencial para aprovar um contingente bem maior. Se isso não acontece, é de se perguntar em que se está errando.

A primeira resposta, a mais óbvia, seria jogar a culpa em nossas escolas. 2011 foi marcado por greves tanto na esfera municipal quanto na estadual. Os professores lutaram para ver implantado o piso nacional em seus contracheques. Nada mais justo e legítimo, apesar de os dias sem aula prejudicarem consideravelmente os alunos. Mas como justificar, nesse quesito, a pequena aprovação das escolas que cumpriram fielmente o ano letivo?

A sociedade jardinense precisa aprender uma fácil lição: a educação de nossos filhos começa em casa. A escola, sozinha, não é capaz de educá-los a contento. É preciso que nos empenhemos, diariamente, em orientá-los, incentivá-los e lhes oferecer todas as condições para um eficaz aprendizado. Carinho, atenção e cuidados auxiliam bem mais que cobranças, ameaças e recompensas financeiras.

As escolas, por sua vez, precisam conquistar a confiança dos pais. Não basta, para tanto, fazer reuniões bimestrais, em que estes são chamados aos estabelecimentos apenas para ouvirem reclamações sobre o comportamento dos filhos. Se não houver parceria, se os pais não tiverem o direito de ser ouvidos, tais reuniões serão inteiramente inócuas, sem sentido.

Sei das dificuldades por que passa a educação brasileira. Mas problemas existem para ser solucionados. Cabe a todos – Governo, professores, diretores, pais e alunos – a árdua tarefa de melhorar o nível educacional de Jardim de Piranhas. Ou se começa logo a mudar esse quadro ou corremos o risco de ver minguar cada vez mais a quantidade de jardinenses aprovados nos vestibulares, o que se traduzirá em mais atraso, falta de perspectiva e futuro sombrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui.